Buscando no mundo...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O Grande Bono Vox


"Bono Vox, vocalista do U2, critica a Fifa
Cantor acredita que a tecnologia deveria ser usada no futebol
O vocalista do U2, Bono Vox, criticou a Fifa por não usar a tecnologia no futebol. Ele é irlandês, e está revoltado com a eliminação de sua seleção da Copa do Mundo de 2010 na partida da repescagem contra a França, quando Henry arrumou a bola duas vezes com a mão e passou para Gallas marcar o gol da classificação francesa.
– Na Fifa existem muitas pessoas inteligentes. Eles deveriam usar esta sabedoria para abrir o futebol para a tecnologia – afirmou o vocalista.
O cantor se diz chateado, mas já tem uma seleção para torcer na Copa do Mundo da África do Sul. Ele acompanhará o time do amigo Didier Drogba, atacante do Chelsea.
– Estou muito zangado, mas agora sou torcedor da Costa do Marfim do Drogba, meu amigo. E eles ainda têm a bandeira com as mesmas cores da Irlanda – disse Bono, que acredita que já está na hora de uma seleção africana ganhar o Mundial.
LANCEPRESS"

Novamente o sempre "inovador" vocalista do U2 lança um olhar polêmico, e não menos inteligente, a respeito da tecnologia (ou melhor, a falta dela) e de conhecimento de mundos. Bono Vox traz a tona a discussão sobre um paradoxo interessante: a tecnologia alcança níveis impressionantes de desenvolvimento ao mesmo tempo que a humanidade ainda se encontra arraigada a paradigmas tradicionais de cultura. Também fica sua mensagem subliminar vinculada à segregação étnica - coisa que acontece ainda na Irlanda por parte dos países que compõe The United Kingdom (O Reino Unido) de Elisabeth e seus vassalos - e o que acontece na Costa do Marfim.
Tenho um amigo de lá: Alain. Escondido num navio que veio daquele país, foi encontrado na cidade de Rio Grande e adotado pela população de Osório. Hoje faz faculdade de letras além de lecionar inglês, francês e simpatizar-nos com seu eterno sorriso de marfim em seu caráter, que parece entalhado no próprio ébano: simplesmente um cidadão refinado em sua simplicidade.
Contou-me certa vez nas dependências das Faculdades Cenecistas de Osório, entre o pouco de português que já sabia e o inglês que domina com grande fluência, as dificuldades que enfrenta o seu povo. Distorções de ética por parte de governantes; corrupção; fome; menosprezo da cultura local e dos mecanismos de educação/formação; baixa autoestima; enfim, muito parecido com o Brasil! "A diferença é que o povo de lá se quer e se gosta", dizia de forma até envergonhada! Há amor "philos" em seus hábitos como aldeões, como cidadões.
Vejo que o brasileiro está cada vez mais impessoal. Ficamos no "coitadinho!", "que pena!", lastimando-se por tudo. Não há noticiário televisivo que não registre catástrofes, assaltos, chacinas desde as primeiras horas da manhã de qualquer meio de comunicação ou rede de televisão. Essa idéia até já está se propagando por meio de jornais! Isso sim é uma lástima!
Pois bem. Que bom que Bono tem amigos que precisam dele! Que bom que ele precisa agora de amigos, que o ajudarão a superar as injustiças relacionadas à falta de tecnologia nos diversos setores e atividades profissionais! Que bom que ele não tem preconceitos! Que excelente pessoa esse tal Bono Vox! (Tem os ares do Robin Williams, mas não o mesmo caráter!)
Se eu fosse sugerir um tema para uma nova música de Bono, iria propor "Monday, peace on Monday!" Sim, um homem que propõe a paz deverá fazer uma música assim! No entanto, essa paz ainda não chegou para o coração guerreiro dele, que enxerga o mal nas guerras, no coração que faz as guerras! Por isso, não ficarei chateado se ele não acatar meu tema, pois o mundo ainda vive - e dificilmente deixará de o fazer - "Sunday Bloody Sunday".

Nenhum comentário:

Postar um comentário