Buscando no mundo...

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

II EEMPA e I EEMRS - Comunicações orais na tarde de 24/11/2011


Comunicações orais na tarde de 24/11/2011

RELATO 01: Experiências Adquiridas a partir de uma Banda Escolar
Licenciatura do IPA – estágio supervisionado obrigatório;
A escolha por uma banda escolar;
O papel da banda na vida do indivíduo;
PROJETO NEW BIG BAND
·         4 bandas escolares se relacionando
·         Interligar Bandas da Rede Pública
·         Centros Musicais
·         O Projeto na Escola São Pedro
o   DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
- Aulas de flauta doce
- repertório trabalhado
- banda mirim
- auxílio aos professores
o   APRESENTAÇÃO DO TRABALHO FINAL
§  União dos Grupos : flauta doce e projeto Mais Educação
§  Flauta, Canto e Coreografia
§  Acompanhamento dos Professores
·         Considerações Finais
Normalmente os músicos e demais componentes das fanfarras e bandas são crianças e adolescentes que encontram nestes coletivos vivências sociais, musicais e experiências de aprendizado que só ocorrem neste tipo de grupo. As oportunidades sócio-culturais oferecidas aos seus componentes são inúmeras, desde viagens para participar em eventos diversos até a inserção no mercado de trabalho.

RELATO 02: Os tempos e espaços ocupados pelos egressos da UERGS
O professor-artista: necessidade de apresentar experiências práticas aos discentes, por meio da história pessoal do docente.
Transversalização da música nas outras áreas: o curso da UERGS espera que os egressos sejam capazes de trabalhar com conceitos em educação musical, dominando os princípios da música, de forma a atuar como musicistas e professores.
QUESTÕES DE PESQUISA:
·         Quais os espaços profissionais ocupados pelos egressos do curso de Graduação em Música?
·         Como se constituiu o trabalho pedagógico musical desses egressos?
·         Quais são as prática s e metodologias pedagógico musicais utilizadas por eles?
·         Qual a contribuição do cursos de graduação para a atuação profissional dos egressos?
Investigar a atuação profissional dos egressos do Curso de Graduação em Música.
METODOLOGIAS
Mixing Methods (BRANNEN, 1992)
Survey Interseccional de Grande Porte (BABBIE, 1999)


RELATO 03: Audiopartitura
Desenvolver uma escuta atenta e apresentar conteúdos básicos da linguagem musical.
Audiopartitura: Partitura formulada a partir da audição da obra musical, utiliza símbolos gráficos, vozes, registros... (KOELLREUTTER, 1990, p.17)
APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES:
Sons e ruídos – exercícios do livro de ZIMMERMAN
Como escrever um som?
- Apreciação musical do vídeo “Rain” do Coro Perpetuum Jazzile
Brincadeiras de regência com sons do corpo e objetos da sala de aula.
- Posteriormente, aplicação dos sons corporais de forma genuína.
- Processo de criação, definindo legendas para cada som...
- Execução dos desenhos de audiopartituras.
Audiopartitura é um instrumento pedagógico que desvela a capacidade de cada um de perceber e interrelacionar as diversas ocorrências musicais (CAMPOLINA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário