Comunicações orais na tarde de 24/11/2011
RELATO 01:
Experiências Adquiridas a partir de uma Banda Escolar
Licenciatura do IPA – estágio supervisionado
obrigatório;
A escolha por uma banda escolar;
O papel da banda na vida do indivíduo;
PROJETO NEW BIG BAND
·
4 bandas
escolares se relacionando
·
Interligar
Bandas da Rede Pública
·
Centros
Musicais
·
O Projeto
na Escola São Pedro
o
DESENVOLVIMENTO
DAS ATIVIDADES
- Aulas de flauta doce
- repertório trabalhado
- banda mirim
- auxílio aos professores
o
APRESENTAÇÃO
DO TRABALHO FINAL
§
União dos
Grupos : flauta doce e projeto Mais Educação
§
Flauta,
Canto e Coreografia
§
Acompanhamento
dos Professores
·
Considerações
Finais
Normalmente os
músicos e demais componentes das fanfarras e bandas são crianças e adolescentes
que encontram nestes coletivos vivências sociais, musicais e experiências de
aprendizado que só ocorrem neste tipo de grupo. As oportunidades
sócio-culturais oferecidas aos seus componentes são inúmeras, desde viagens
para participar em eventos diversos até a inserção no mercado de trabalho.
RELATO 02:
Os tempos e espaços ocupados pelos egressos da UERGS
O professor-artista: necessidade de
apresentar experiências práticas aos discentes, por meio da história pessoal do
docente.
Transversalização da música nas outras áreas:
o curso da UERGS espera que os egressos sejam capazes de trabalhar com
conceitos em educação musical, dominando os princípios da música, de forma a
atuar como musicistas e professores.
QUESTÕES DE PESQUISA:
·
Quais os
espaços profissionais ocupados pelos egressos do curso de Graduação em Música?
·
Como se
constituiu o trabalho pedagógico musical desses egressos?
·
Quais são
as prática s e metodologias pedagógico musicais utilizadas por eles?
·
Qual a
contribuição do cursos de graduação para a atuação profissional dos egressos?
Investigar a atuação profissional dos
egressos do Curso de Graduação em Música.
METODOLOGIAS
Mixing Methods (BRANNEN, 1992)
Survey Interseccional de Grande Porte
(BABBIE, 1999)
RELATO 03: Audiopartitura
Desenvolver uma escuta atenta e apresentar
conteúdos básicos da linguagem musical.
Audiopartitura: Partitura formulada a partir
da audição da obra musical, utiliza símbolos gráficos, vozes, registros...
(KOELLREUTTER, 1990, p.17)
APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES:
Sons e ruídos – exercícios do livro de
ZIMMERMAN
Como escrever um som?
- Apreciação musical do vídeo “Rain” do Coro
Perpetuum Jazzile
Brincadeiras de regência com sons do corpo e
objetos da sala de aula.
- Posteriormente, aplicação dos sons
corporais de forma genuína.
- Processo de criação, definindo legendas
para cada som...
- Execução dos desenhos de audiopartituras.
Audiopartitura é um instrumento pedagógico
que desvela a capacidade de cada um de perceber e interrelacionar as diversas
ocorrências musicais (CAMPOLINA)
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