O último turno do EEMPA e EEMRS / 2011 reservou ainda muita coisa boa. Iniciou com uma emocionante e fabulosa apresentação do grupo de dança e música da EMEF N.ª S.ª do Carmo / POA-RS.
Após a apresentação, reporto os seguintes excertos:
COMUNICAÇÕES ORAIS
·
Prof. Rafael Rodrigues da Silva
Pedagogia Musical do Projeto
Experimental Sons de Brum – “Olha o som que eu fiz, Sor”
Projeto voluntário que desenvolve
construção de instrumentos alternativos, apreciação, composição, dinâmicas de
improvisação, ensaios, de caráter comunitário escolar que objeta
mini-apresentações. Busca compor através da perspectiva de áudio-ação com
alunos, podendo diferenciar o trato da memória musical estanque com o trato das
habilidades de leitura e elaboração musical repentina. As tendências transitam nas
possibilidades variadas de transdisciplinaridade com as demais artes.
Base de trabalho a partir dos grupos “fome
e come”, “salto sobre o tempo” e outros produtores músicopedagógicos.
·
Professores Acadêmicos Diego Luis Herêncio, Diego da
Rosa Salvador, Guilherme Antonio Stempkowski Garibotti, Norildo Andrade / UERGS
Ensino de Música Escolar: investigando
concepções de estudantes da Educação Básica sobre aulas de música
QUESTÕES DE PESQUISA
- Quais as concepções dos estudantes
sobre as aulas de música na escola?
- Em que medida os saberes e a cultura
experiencial dos estudantes são considerados na elaboração dos currículos de
música nas escolas?
- Qual o grau de participação dos
estudantes na elaboração de seus currículos de música na escola?
·
Profª Sandra Regina Pontes Ferreira
Explorando o teclado musical:
contribuições sobre a aprendizagem musical de alunos com deficiência
intelectual, a partir da fenomenologia existencialista de Merleau-Ponty
Educação Especial Musical é, dentre a
categoria de Educação Musical, a menor geradora de produção científica textual
no âmbito pedagógico. Há uma necessidade de criar registros dessas experiências
para uma maior divulgação dos resultados, haja vista, está ficando recorrente o
processo de inclusão nas Escolas de Educação Básica, cuja demanda carece de
maiores trabalhos científicos.
As experiências de desenvolvimento
harmônico e rítmico nas práticas educativas especiais com o uso do teclado
musical possibilitam aos alunos reconhecerem conceitos pontuais que esclarecem
o processo de aprendizagem, devido a ampla visibilidade que o instrumento
possibilita ao indivíduo, através da Fenomenologia da percepção, com o uso do
método TECLA.
·
Professores Acadêmicos Diego Luis Herêncio, Diego da
Rosa Salvador, Guilherme Antonio Stempkowski Garibotti, Norildo Andrade / UERGS
Artista e Arteiro: ensinar com arte e
aprender brincando
O trabalho desenvolver ações de pesquisa
e intervenção no contexto de escolas públicas (de Montenegro/RS), a partir de
observações e planejamentos coletivos em Artes.
- OBJETIVO GERAL: Contribuir com o “reencantamento”
em relação à docência em artes.
Esse projeto visa promover o crescimento
pessoal e profissional dos licenciandos, por meio de experiências nas quatro
áreas das Artes, conhecendo as epistemologias em Artes, bem como os teóricos
responsáveis pela construção destas áreas do conhecimento. Investiga-se as
metodologias nas diferentes modalidades de ensino das Artes, além de construir
práticas inovadoras a serem experienciadas neste componente curricular. Deve-se
conhecer tendências em avaliação no contexto escolar nas Artes.
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