Buscando no mundo...

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Parte da tarde do dia 25/11 no 2.º EEMPA e 1.º EEMRS

O último turno do EEMPA e EEMRS / 2011 reservou ainda muita coisa boa. Iniciou com uma emocionante e fabulosa apresentação do grupo de dança e música da EMEF N.ª S.ª do Carmo / POA-RS.


Após a apresentação, reporto os seguintes excertos:
COMUNICAÇÕES ORAIS

·         Prof. Rafael Rodrigues da Silva
Pedagogia Musical do Projeto Experimental Sons de Brum – “Olha o som que eu fiz, Sor”
Projeto voluntário que desenvolve construção de instrumentos alternativos, apreciação, composição, dinâmicas de improvisação, ensaios, de caráter comunitário escolar que objeta mini-apresentações. Busca compor através da perspectiva de áudio-ação com alunos, podendo diferenciar o trato da memória musical estanque com o trato das habilidades de leitura e elaboração musical repentina. As tendências transitam nas possibilidades variadas de transdisciplinaridade com as demais artes.
Base de trabalho a partir dos grupos “fome e come”, “salto sobre o tempo” e outros produtores músicopedagógicos.

·         Professores Acadêmicos Diego Luis Herêncio, Diego da Rosa Salvador, Guilherme Antonio Stempkowski Garibotti, Norildo Andrade / UERGS
Ensino de Música Escolar: investigando concepções de estudantes da Educação Básica sobre aulas de música
QUESTÕES DE PESQUISA
- Quais as concepções dos estudantes sobre as aulas de música na escola?
- Em que medida os saberes e a cultura experiencial dos estudantes são considerados na elaboração dos currículos de música nas escolas?
- Qual o grau de participação dos estudantes na elaboração de seus currículos de música na escola?

·         Profª Sandra Regina Pontes Ferreira
Explorando o teclado musical: contribuições sobre a aprendizagem musical de alunos com deficiência intelectual, a partir da fenomenologia existencialista de Merleau-Ponty
Educação Especial Musical é, dentre a categoria de Educação Musical, a menor geradora de produção científica textual no âmbito pedagógico. Há uma necessidade de criar registros dessas experiências para uma maior divulgação dos resultados, haja vista, está ficando recorrente o processo de inclusão nas Escolas de Educação Básica, cuja demanda carece de maiores trabalhos científicos.
As experiências de desenvolvimento harmônico e rítmico nas práticas educativas especiais com o uso do teclado musical possibilitam aos alunos reconhecerem conceitos pontuais que esclarecem o processo de aprendizagem, devido a ampla visibilidade que o instrumento possibilita ao indivíduo, através da Fenomenologia da percepção, com o uso do método TECLA.

·         Professores Acadêmicos Diego Luis Herêncio, Diego da Rosa Salvador, Guilherme Antonio Stempkowski Garibotti, Norildo Andrade / UERGS
Artista e Arteiro: ensinar com arte e aprender brincando
O trabalho desenvolver ações de pesquisa e intervenção no contexto de escolas públicas (de Montenegro/RS), a partir de observações e planejamentos coletivos em Artes.
- OBJETIVO GERAL: Contribuir com o “reencantamento” em relação à docência em artes.
Esse projeto visa promover o crescimento pessoal e profissional dos licenciandos, por meio de experiências nas quatro áreas das Artes, conhecendo as epistemologias em Artes, bem como os teóricos responsáveis pela construção destas áreas do conhecimento. Investiga-se as metodologias nas diferentes modalidades de ensino das Artes, além de construir práticas inovadoras a serem experienciadas neste componente curricular. Deve-se conhecer tendências em avaliação no contexto escolar nas Artes.



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